quinta-feira, 17 de abril de 2014

“MAIS BEM educado” ou “MELHOR educado”?: de olho no particípio

Olá, pessoal! Tudo tranquilo?
O assunto desta postagem dá sequência às recomendações da gramática tradicional. Veremos agora como diferenciar o uso de “MAIS BEM” e “MELHOR”.
PREFERENCIALMENTE, recomenda-se o emprego da forma “mais bem” antes de adjetivo-particípio:

A) Os alunos estão mais bem preparados neste ano.
B) As crianças deveriam ser mais bem educadas pelos próprios pais.
C) Você já esteve mais bem acompanhado.

Eu deixei o termo “preferencialmente” em caixa-alta por um único motivo: também são muito utilizadas construções do tipo “você já esteve melhor acompanhado" (a grande maioria das pessoas pensa que essa é a forma mais adequada). A boa e velha norma culta, no entanto, prioriza o uso da expressão “mais bem” antes de particípios (em resumo, formas verbais parecidas com adjetivos finalizados em “-ado” ou em “-ido”). Quando não houver particípio subsequente, aconselha-se o emprego de “melhor” para a construção de comparativos de superioridade e de superlativos relativos:

A) É melhor ficar em casa do que correr o risco de encontrar o João.
B) A Joana é a melhor aluna da sala.
                    
A “regrinha” é, em suma, esta: antes de particípio-adjetivo, utilize “mais bem” (parece estranho, mas está certo). Se não houver particípio-adjetivo, utilize "melhor".
Muitos falantes, contudo, tendem a usar o advérbio “melhor” antes do particípio por uma tendência de hipercorreção natural do indivíduo. Como assim? Já escrevi em outra postagem que o grau comparativo/superlativo de “bom” é irregular e, portanto, não pode ser “mais bom”. O falante tende a imaginar que a construção “mais bem” também está inadequada e, dessa maneira, opta pelo uso de “melhor” + particípio.
Ocorre que o intensificador “mais” incide não apenas sobre o advérbio “bem”, mas sobre o conjunto [“bem” + particípio]. De acordo com Neves (2003, p. 494), usa-se, primeiramente, o advérbio de modo “bem” junto do particípio:
1) bem + desempenhado.
Em seguida, emprega-se o advérbio “mais” para intensificar a construção toda:
2) mais +[bem desempenhado].
3) mais bem desempenhado.
É só isso.
Excelente feriado amanhã!
=)


Referência: 
NEVES, M. H. M. Guia de uso do português: confrontando regras e usos. São Paulo: UNESP, 2003.

2 comentários:

  1. Parabéns Jaque pelo trabalho que tem feito para nos ajudar a melhorar nosso português. Fico feliz pela grande contribuição que tem dado a todos nós que temos dificuldades com a nossa querida língua portuguesa. Bom feriado pra vc e pra toda sua família.

    ResponderExcluir
  2. Anderson, que bom que está gostando do 'blog'. Fico muitíssimo feliz e mais animada. Se tiver interesse em algo "pontual" da Língua Portuguesa, deixe-me saber para poder ajudar.
    Abração. Jaque.

    ResponderExcluir

Sinta-se bem à vontade para comentar. Com a sua contribuição, saberei como deixar este espaço mais bacana para você e para todos nós.
Muito obrigada!