segunda-feira, 5 de maio de 2014

As camisas são VERDES, mas as gravatas são CINZA: a flexão das cores

Como é a concordância com nomes indicativos de COR?

Olá!
Dizer ou escrever “AS MINHAS BLUSAS SÃO VERDES” parece ser algo que não deixa espaço para dúvidas. Nesse caso, o adjetivo “verdes” – indicativo de cor – concorda, em número e em gênero, com o substantivo “blusas” (núcleo da oração). A base para a concordância de nomes indicativos de COR é sempre essa, então? Não necessariamente!
Segundo os padrões da norma culta, o mais adequado é dizer, em outro caso, “AS MINHAS BLUSAS SÃO ROSA” (e não ROSAS). Isso tudo pelo fato de “rosa” ser, na morfologia da Língua Portuguesa, um SUBSTANTIVO – diferentemente de “verde”, que é um adjetivo.
Dessa maneira, se o nome indicativo de cor equivaler a um substantivo, não haverá concordância dele com o núcleo. 
Mais exemplos:

- João comprou várias gravatas cinza.
- Marcela prefere os vestidos gelo.
- Eduardo trocou as camisas brancas pelas rosa.

Pessoal, é importante observar que, se o substantivo em questão (cinza, rosa, gelo, etc.) não indicar cor, a flexão dele passa a ocorrer de forma "normal". Dessa maneira, “AS CINZAS DE UM VULCÃO NO CHILE PARALISARAM OS AEROPORTOS LOCAIS”.

Há, ainda, outra dica para a concordância das cores. Se você tiver um adjetivo composto (dois ou mais elementos) que indique cor, deve parar para analisá-lo! Se ele for formado por dois adjetivos (ex.: calças azul-arroxeadas), apenas o último deles será flexionado. Se você tiver, contudo, um caso de adjetivo + substantivo ou vice-versa (substantivo + adjetivo), aí nenhum elemento da composição será flexionado (ex.: azul-petróleo, rosa-escuro, cinza-claro, verde-musgo, azul-pavão, etc.), mesmo se o núcleo da oração estiver no plural.

PORTANTO:
Folhas verde-escuras (adjetivo + adjetivo) => último elemento é flexionado.
MAS:
Camisas verde-piscina (adjetivo + substantivo) => nenhum elemento é flexionado.


Última dica: 
São INVARIÁVEIS os adjetivos "azul-celeste", "azul-marinho" (celeste e marinho, no caso, especificam o tipo do azul) e "ultravioleta".

Vale lembrar que essas regras são as preconizadas pela Gramática Tradicional. Na língua falada, é muito comum que façamos a flexão das cores, ainda que a “norma” destaque um caso em que os elementos são invariáveis (cor = substantivo ou, ainda, adjetivo composto por adjetivo + substantivo). 

É isso!
Abraços.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se bem à vontade para comentar. Com a sua contribuição, saberei como deixar este espaço mais bacana para você e para todos nós.
Muito obrigada!