sexta-feira, 16 de maio de 2014

MANIA DE EXPLICAÇÃO: definições mais simples para coisas complicadas da vida

Montagem com as páginas do livro (por JPadovani)


Para este fim de semana, que tal uma visão mais espontânea e menos complicada do mundo? O frescor do olhar de uma criança pode ajudar-nos a simplificar aquilo que nos parece tão difícil. 
No livro Mania de Explicação, de Adriana Falcão, são dadas diversas definições para inúmeras coisas (na maioria, sentimentos) que, muitas vezes, não conseguimos explicar de forma natural e autêntica. Por meio do olhar de uma menininha muito curiosa, a narrativa compõe um quadro bem humorado, simples e "redondinho", com definição para todas as complicações da vida. 
O que você diria, por exemplo, se lhe perguntassem o que é SOLIDÃO, AGONIA, ANSIEDADE, ORGULHO? Parece difícil, não é? Para a criança do livro, contudo, essas coisas todas podem ser explicadas de maneira muito direta:

- Solidão é uma ilha com saudade de barco.
- Agonia é quando o maestro de você se perde completamente.
- Ansiedade é quando faltam cinco minutos sempre para o que quer que seja.
- Orgulho é uma guarita entre você e o de frente.

E, assim, a menina constrói uma espécie de  "dicionário" com definições simples para as confusões do dia-a-dia. 
A obra em questão teve, em 2001, duas indicações para o Prêmio Jabuti e recebeu o Prêmio Ofélia Fontes, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

Gostou? Dá vontade de ler o livro inteiro, né?
Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se bem à vontade para comentar. Com a sua contribuição, saberei como deixar este espaço mais bacana para você e para todos nós.
Muito obrigada!